sexta-feira, 13 de julho de 2007

Estado Novo :)

Estado Novo

O Estado Novo teve início no dia 10 de novembro de 1937, sendo chefiado por Getúlio Vargas. Com isso o Congresso Nacional foi fechado.


No ano de 1939 Vargas criou o DIP, departamento de imprensa e propagandas, funcões do DIP era organizar, cordenar e censurar programas, teatros, cinemas, as funcões recreativas e esportivas, da radiodifusão, da literatura e da imprensa e programas, organizar, auxiliar, manifestações ou esposições demostrativas das atividades do governo.

A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a política que ali esistia e conseguiu prender seus inimigos constituintes da política. Adotou medidas que serveriam de economia e continuo com sua politica trabalhista e criou a CLT em 1943.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil. Seu objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas. Foi assinada em pleno Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), que estava lotado para a comemoração da assinatura da CLT. CLT significa mais propriamente dito, ajudar na relação entre patrões e empregados no país.
Alguns direitos trabalhistas:
- Garantia de emprego após dez anos de trabalho.
- Descanso.
- Férias incompletas.
- Regulamentaçao do trabalho tanto para menores, mulheres e homens no trabalho noturno.
- Recebimento da Carteira de Trabalho.
- Trabalho na semana de 48 horas.
- Jornada de 8 horas por dia de trabalho.
Na politica administrada por Getulio Vargas foi desenvolvida a 2ª guerra Mundial.
A propaganda procurava-se aproximar das manifestações da cultura popular, para incentivar o povo a se disciplinar ao trabalho.
Assim a música e o rádio tornaram-se veículos usados pela ditadura para convencer a sociedade de que o estado cuidava de todos. Tentando unir-se com a população pobre, o estado começou a patrocinar blocos de carnaval, mas eles teriam que mudar o nome e adotar enredos nacionalistas. As escolas de samba deveriam levar para avenida sambas de exaltação a natureza do país e a realização do governo.
Os integralistas tinham uma organização paramilitar nas décadas de 1920 e 1930.Tinham até uniforme , camisa verde, apelido como galinha verde.
Os comunistas foram criado apartir da ANL, com a sua popularidade em julho de 1935 o governo de Getúlio, decretou ilegal. Com isso que surgiu a Intentona Comunista , sendo adaptada em Natal, Recife e no Rio de Janeiro, mas nao foi bem sucedida rapidamente sufocada pelo governo federal . Muitos líderes foram mortos, torturas e presos . Mesmo sendo criado em outros estados foi também rapidamente sufocados.

Jéssica; Adriana; Aline; Michele e Ana Paula :D

Um comentário:

Fátima Wronka disse...

Meninas
Está ficando muito atrativo e interessante este blog. Acrescentem comentários sobre as mudanças trabalhistas e as relações entre os integralistas e comunistas.